Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    sábado, 15 de junho de 2013

    VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PSICOLÓGICA




    A violência doméstica ocorre sempre no âmbito familiar ou doméstico, e pode ser praticado por qualquer membro da família. Existe a violência doméstica física e a psicológica
    Mas vamos falar aqui da violência doméstica (emocional) psicológica entre casais, que no meu ponto de vista é a mais grave que alguém pode sofrer, já que é difícil provar, pois, a vítima se esconde e finge que está tudo bem.
     A violência contra a mulher é antiga, isto já vem desde os primórdios e atualmente pouca coisa mudou. Estamos no século 21 e a violência contra a mulher continua apesar dos avanços das leis.
    Hoje o homem ainda trata sua mulher como objeto particular, onde ele entende que é melhor do que ela, que a mulher é um ser inferior a ele e que não sabe pensar. A violência doméstica atinge a todos os tipos de lares, não há distinção de cultura, de educação,  de nível social ou  de raça, o agressor se encontra em qualquer lar.
    Quando a violência praticada contra a mulher é física, é mais fácil de punir o seu agressor em vista do exame de Corpo de Delito que a vitima é submetida quando denuncia na Delegacia de Policia. Depois que o agressor é denunciado, a vitima é encaminhada para o Instituto Médico Legal, onde vai ser examinada e o relatório médico é enviado para a Delegacia. Esta é a prova da agressão para tomar as providencias contra o agressor.
    Em se tratando de violência psicológica (moral) é difícil condenar seu agressor. O agressor  age nas caladas, normalmente se comporta bem em público quando está acompanhado da mulher, fingindo que está tudo bem, chegando ao ponto de fazer carinho e mimos nela. Quando chegam em casa a situação é bem diferente,  as agressões psicológicas acontecem de forma aberrante, o agressor passa a agredir a sua vitima com ofensas e injúrias, chamando-a de feia, de burra, de ignorante, que nem sabe cuidar dos filhos, imagine de si mesma,   ofendendo a sua dignidade, dizendo que é tão ignorante que não sabe nem cuidar dos filhos.
    A vítima passa a acreditar que realmente o agressor tem razão e a se sentir culpada como se ela realmente merecesse ser tratada com tanta violência. Esta mulher passa a ter a sua autoestima depredada, concordando com tudo que seu agressor faz, o agressor no domínio da situação impede ainda que a vitima tenha contato com amigos e familiares, pois, ameaça-a todo tempo, dizendo que irá falar para os seus filhos e amigos que tipo de mulher é ela, e com isto vai provocando o isolamento de sua vítima.
     Estas agressões causam dano irreparável na vida da vítima que  se sente também desvalorizada,  sofre de ansiedade e adoece com facilidade, podendo até cometer suicídio.
     É preciso estar atento para esta violência, cabe aos familiares e amigos perceber  e ajudar a vitima e ela própria também reagir a esta situação, pois já temos órgãos competentes e Delegacias Especializadas para ajudar a mulher.

    __________________________________________________________________________________________
     A Lei Maria da Penha ( Lei 11.340) que criou mecanismo para coibir e prevenir a Violência  Domestica
     A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconhece formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.




    Dados informativo da internet

    E o CNJ

    Tags: , , , , , , , , ,

    0 comentários para “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PSICOLÓGICA ”

    Postar um comentário

    Inscreva-se

    Inscreva-se para receber novas informações por e-mail

    © ATA- Advocacia Tejo & Associados. All rights reserved.
    Designed by SpicyTricks