Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    quinta-feira, 27 de agosto de 2015

    A CORRUPÇÃO NO BRASIL

    A CORRUPÇÃO NO BRASIL


    Desde que todos nós brasileiros nos entendemos por gente ouvimos falar da corrupção no país. Eram os nossos pais, era na escola, que falavam da corrupção no setor público e privado, aliás, em todos os lados, todos sabiam, mas ninguém fazia nada para parar ou ao menos tentar. De uns anos para cá é que estamos assistindo alguns importantes membros do governo e do meio empresarial irem para a cadeia, o que é bom e mostra que o Brasil está mudando, que ser milionário, grandes empresários, políticos, donos de construtoras, não os impede de ser condenado pela justiça.

    Hoje a sociedade não mais aceita tanta corrupção, basta por si só ver as manifestações de rua contra a corrupção. O problema é que a corrupção no Brasil já vem desde o seu descobrimento.  Os estudos mostram que Pero Vas de Caminha em sua carta enviada ao D. Manuel já pedia por seu genro que era ladrão, não tendo nem pudor ao fazer o pedido para seu genro o qual era degredado em S. Tomé.

    A palavra corrupção vem do latin corruptione que denota decomposição, depravação, perversão e desmoralização. É o ato ou efeitos de alguém receber vantagem em negociação, favorecimento de uma pessoa prejudicando alguém por meios ilegais ou ilícitos, pode ser ativo ou passivo. E pode também ser considerado como suborno, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais, e isto é visto a todo tempo em qualquer lugar do país. Acontece em qualquer setor, principalmente no judiciário, nas delegacias, nos presídios, todo mundo sabe, mas ninguém fala nada, e quem denunciar é quem vai ser culpado e até perseguido.

    A corrupção envolve extorsão, peculato, prevarificação, quando é praticado por agentes do setor público.

    Acredito que a corrupção é a falta da ética moral e da dignidade do cidadão. O individuo que é corrupto pode ser um político, juiz, qualquer servidor público, que não tem dignidade nem ética, é um doente psicopata, um indivíduo ambicioso, egoísta que só pensa em si, em obter vantagens a qualquer custo. É um indivíduo que não tem noção no mal que está fazendo para a sociedade e sua família.

    E o que é mais absurdo em nosso país é o que está acontecendo com o Presidente da Câmara (Eduardo Cunha) denunciado no Lava Jato.  Mesmo sendo acusado de lavagem de dinheiro e por corrupção por ter recebido o valor de US$ 5 milhões, tem a ousadia de fazer oposição ao governo, chegando ao ponto de querer o Impechment da Presidente, um individuo sem ética moral, denunciado. Este indivíduo em qualquer outro país já estaria na cadeia, e fora da Câmara. Fico muito admirada como ele pode ter apoio na Câmara, isto prova que devem ter outros na mesma situação dentro desta Instituição, o que não seria surpresa. E ainda tendo apoio da Força Sindical, que vergonha! Sendo aclamado de Guerreiro do povo brasileiro. Parece piada de muito mau gosto, guerreiro sim de ter US$ 5 milhões nos cofres nas Ilhas Cayman, enquanto o povo passa necessidade. Se ele tivesse um pouco de vergonha renunciaria a Câmara, mas, conforme a declaração do próprio Cunha ao Globo, renúncia não faz parte do seu vocabulário, obrigando o povo ver todos os dias aquela cara na televisão debochando das autoridades e ameaçando o governo  com sua pauta-bomba.


    Um político quando desvia dinheiro de órgão público que deveria ser destinado para as escolas, hospitais, está cometendo um crime hediondo, causando mortes de pessoas inocentes que confiaram neles, como tem feito os tantos políticos do País. A condenação por corrupção deveria ter as penas bem elevadas e com a total perda do patrimônio conseguido através da corrupção, pena que no Brasil não tem prisão perpétua que é o que merecem esses políticos corruptos. Se existissem leis mais severas o atual senador Collor de Melo não voltaria a ser denunciado por corrupção e de ter recebido a quantia de 20 milhões de reais, depois de ter sofrido Impechment em 1992.

    A corrupção crescente no país não é só por falta de fiscalização e nem a ineficiência do judiciário e da burocracia. É que a corrupção está no sangue da maioria dos brasileiros, que julgam que ser espertos é enganar os outros, oferecer e levar vantagens, principalmente os políticos, que são gananciosos. A corrupção está em qualquer lugar, basta observar o dia dia de cada, que se depara sempre com um caso de corrupção.

    Fraudar licitação, pagar aos diretores das empresas públicas para ficar a frente da licitação ou de outro serviço, seja a qualquer preço, é fato corriqueiro, as empresas ODEBRECHT e ANDRADRE GUTIERREZ fazem o que todas as outras fazem para  ficar na frente,  pagam propinas  e acham normais estas situações, acreditam que fazem bem ao país porque empregam muitos. Fico pensando como deve ser estas empresas trabalhando em outros países, como Angola, onde dizem que ali a corrupção é maior que no Brasil, e a Odebrecht tem obras por lá.

    É claro que a corrupção não é um mal só do Brasil. Na Alemanha, por exemplo, o índice da corrupção cresceu dando um prejuízo de 250 milhões de euros à economia, é o que revela um estudo publicado pelo matutino DIE WELT, só que as leis são mais duras do que as nossas e o controle muito mais rigoroso. Foi o caso do ex-presidente Christian Wulff  ter sido julgado por ter aceitado troca de favores enquanto exercia cargo público, este é apenas um dos casos, é claro que existem outros.


    Aqui no Brasil a corrupção está em qualquer lugar, é aquele jeitinho brasileiro que é conhecido mundialmente, e quem não pratica é considerado burro, isto é fato. O pensamento absurdo que para conseguir algo tem que ter sempre um jeitinho, sem este jeitinho nada vai para frente e assim vai perdendo o senso de moral e ética entre as pessoas, fingindo que o jeitinho brasileiro nada mais é que o filhote da Corrupção que impera pelo país a fora.

    Tags: , , , , , , , , ,

    0 comentários para “A CORRUPÇÃO NO BRASIL”

    Postar um comentário

    Inscreva-se

    Inscreva-se para receber novas informações por e-mail

    © ATA- Advocacia Tejo & Associados. All rights reserved.
    Designed by SpicyTricks