Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

    Abuso Sexual

                                   Flavio Tolezani

    Pesquisas realizadas no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo informam que a maior parte de abuso sexual contra criança é praticada pelo próprio pai, e em segundo lugar vem o padrasto. Pessoas desconhecidas representam apenas 3% dos casos.
     Então, pelo que se observa, o perigo mora em casa, na própria residência da criança.
    A pesquisa ainda afirma que o índice de violência doméstica praticada contra a criança é de 88%.
    Estou falando sobre esse assunto pois, desde que estava assistindo a essa novela da Globo no horário nobre, percebi logo no início a família do delegado da cidade. Ele e sua mulher tem uma filha que deveria ter no máximo dez anos de idade.
    Pelo comportamento da menina dava para perceber que estava sofrendo abuso sexual, e pensei logo no padrasto.
    Dez anos se passaram na novela, só que a garota pouco mudou, continua com o mesmo rosto e corpo (erro da novela) já sendo uma jovem, que acredito agora ser de maior.
    Só que nessa segunda fase podemos ver que ela continua sendo abusada pelo padrasto, pois, apesar de não ter tido muitas mudanças no corpo, o comportamento continua o mesmo, arredia, desconfiada com os homens, principalmente com aqueles que querem namora-la, e mal fala com o padrasto.

    O que fica assustador é que a mãe da criança no início da trama se comporta normalmente mesmo criticando a filha, dizendo que a mesma se recusava a ter amigos, se vestindo de maneira horrorosa, e por nenhum momento se preocupa em observar a adolescente  e perguntar o que está se passando (tudo bem que é o que o autor quer).
    Acontece que não é só novela, existem muitos casos reais de abusos de crianças dentro da própria casa em que as mães fingem não perceber, ou por algum motivo não aceitam que trata-se de abuso sexual.
    Pergunto como uma mãe não percebe que seu filho está sendo abusado por um parente, basta observar o comportado da criança, que passa a não querer ter amigos, tem medo do agressor, tem olheiras, fica sempre nervosa.  A criança muda por completo, e são vários os casos de abusos sexuais, tem até alguns casos em que a criança já é adolescente e sabe o que está acontecendo (que acredito que é o caso da criança da novela) e não fala nada para a mãe por medo de que possam até mesmo a considerarem culpada.
    Muitos psicólogos alertam que é importante que as mães estejam alertas, monitorando seus filhos pequenos e adolescentes.
    As crianças dão sinal de que algo está acontecendo. É claro que antes de qualquer decisão a mãe deve levar  a criança para uma avaliação com um especialista, para saber o estado real dos fatos.
    E tem muitos abusadores que manipulam emocionalmente a vítima, que não percebe que está sendo vitimada.
    Ou aquelas mães que fingem não perceber que o filho está sendo abusado (que acredito ser o caso da novela) até porque é dependente do marido financeiramente, preferindo calar-se.



    Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

    0 comentários para “Abuso Sexual”

    Postar um comentário

    Inscreva-se

    Inscreva-se para receber novas informações por e-mail

    © ATA- Advocacia Tejo & Associados. All rights reserved.
    Designed by SpicyTricks